terça-feira, 19 de novembro de 2019

Inocência Perdida



E depois dessas palavras... Você ainda não leu Inocência Perdida? 😱
Meu amigo Jadiael Viana e suas palavras sobre Inocência Perdida, primeiro volume da Saga de um Pintor.
"Leitura Concluída
Inocência Perdida nos apresenta o mal em sua forma mais pura. É um livro que testou todos os limites da minha resistência psicológica. Eu conheci o ódio, a revolta, o asco e a repugnância enquanto o lia. A cada página virada, não deixava de me questionar se todos aqueles detalhes eram realmente necessários. Infelizmente, não tenho uma resposta exata para essa pergunta. Prefiro acreditar que sim. Trata-se de uma trama de grande utilidade pública, os pormenores que a compõe servem para deixá-la ainda mais sórdida, revelando o quão são hediondos os crimes ali denunciados.
Não há a romantização do sofrimento, não há o embelezamento da dor, não há requinte para a maldade e nem rebuscamento para a crueldade. É uma realidade nua, horrenda e crua. O livro nos agarra firme pela nuca e nos obriga a encarar a face mais hedionda da vida, o rosto mais terrível do ser humano. E talvez você não faça ideia do quanto somos horríveis.
De um Felipe doce e ingênuo, um menino sacrificial, cuja personalidade — duramente submetida às provas árduas dos abusos constantes, a forja que o faz mais forte, quase de aço— vai migrando até transformá-lo numa criatura puramente instintiva e vingativa, a Carlos Fabio, o personagem mais abominável já retratado nas páginas de um livro. Dentre tantas dúvidas, o desabrochar de uma única certeza: a P. M. Mariano me conquistou não apenas pela escrita impecável, mas também pela tamanha coragem e ousadia. Precisamos sim falar sobre os horrores que assolam, muitas vezes, o próprio núcleo familiar.
Se você tiver uma mente forte, leia. De uma forma ou de outra, não importa o quão preparado você esteja ou se julgue estar. Esse livro é perturbador e com certeza vai abalar o teu emocional, reduzindo teus nervosos de aço em frangalhos. A dor do protagonista é tão grande, e dilacera tanto, que chega a ser palpável, deixa de ser só dele para ser também de todos aqueles que se importam.
É triste demais ter a consciência de que uma trama fictícia encarna os alicerces de uma realidade que não deveria existir nesse mundo, nem em nenhuma outra galáxia qualquer. É triste demais olhar para uma obra de ficção e saber que ali está sendo esmiuçada a verdade de muitos. É justamente isso o que torna Inocência Perdida tão necessário, de uma importância quase que vital. Bem mais que um simples livro, um grito de alerta à sociedade, aos familiares e aos pais".
                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário